Introdução
Hoje trazemos para vocês um produto da marca gigante alemã, a Sennheiser, no mercado há vários anos, são conhecidos pelo seus produtos de excelente qualidade e principalmente na área de headsets com uma experiência de som bem acima da média, algo maravilhoso que esta marca habituou os seus utilizadores.
Ora bem, com o crescimento do Gaming, a marca já tinha apostado e bem com os produtos GAME ZERO e GAME ONE, sendo estes uns dos melhores headsets para gaming na actualidade sem qualquer dúvida, mas como o tempo vai passando, a Sennheiser quer-se adaptar a todo o tipo de jogadores e dar-lhes a melhor experiência possível como também a melhor qualidade de produtos.
Desta ideia, foram lançados então os Sennheiser GSP300 e GSP350, e é mesmo um destes que temos hoje para vos apresentar, são eles os Sennheiser GSP300, um headset acústico fechado desenhado para gaming, que trás excelente qualidade de construção, um microfone acima do satisfatório, uma excelente imersão de jogo com grande isolamento de som exterior e também compatibilidade com PC,PS4,Mac ou tablets e smartphones, o que torna um headset “all-around” para todo o tipo de utilizador que procure uma boa performance em som/gaming e também um bom preço.
Embalagem
A embalagem dos GSP300 é bastante simples, nos tons de branco, azul e preto, na sua frente temos uma imagem do headset, assim como o seu nome junto a uma das suas características principais, o facto de ser um headset gaming acústico fechado, com isto temos também a sua compatiblidade com PC, MAC, PS4 e Smartphone ou Tablet. Já no canto superior direito temos um pequeno destaque para a sua garantia de 2 anos dada pela marca.
Já nas suas laterais, temos as imagens de cada lateral dos Sennheiser GSP300, de um lado a earcup com o microfone, e do outro lado a earcup com o ajuste de som.
A parte traseira trás uma imagem do headset “desmontado” peça por peça para entenderem como este é feito, abaixo desta temos alguns detalhes, e do lado esquerdo, temos em várias línguas, quatro dos pontos fortes em que os GSP300 se destaca, desde da qualidade sonora, ao conforto e ao material de construção topo de gama.
Ao retirarmos o headset da caixa, este vem ainda noutra embalagem com a forma do headset para que este não saia do sítio em transportes e que vá sempre na mesma posição. Retirado da caixa, temos então um manual, um adaptador para um jack de 3.5′ ideal para smartphones ou tablets.
E por fim temos então os Sennheiser GSP300.
Produto
Passando agora aos Sennheiser GSP300, como podemos reparar o headset tem como cores principais o preto com alguns detalhes em azul, e também as esponjas da headband em azul. Quase toda a construção deste é feita em plástico de grade qualidade e durável, o que contribui para o seu peso de cerca de 363 gramas o que parece dentro do peso aceitavel para um headset destes.
Antes de entrarmos para os detalhes, como um todo, o headset tem um imagem bastante confortável como todos os headsets da marca, mas é algo diferente do que a Sennheiser costuma fazer nos seus headsets. De destaques temos o nome GSP300 na headband assim como também o símbolo da Sennheiser em cada earcup.
Na parte superior do headset, ou seja na sua headband, temos duas esponjas cobertas com um tecido que parece ser algo sintético e respirável, estas acabam por ser bastante confortáveis mesmo após o uso durante várias horas e sem sentir qualquer desconforto no topo da cabeça.
Passando para as earcups, estas apenas são ajustáveis um pouco para cima ou para baixo para se ajustar ao utilizador dando assim a característica do acústico fechado tapando completamente os nossos ouvidos e fazendo um excelente isolamento do som que vem do exterior. As earcups são reforçadas por um plástico bastante forte e mais uma vez a qualidade construção parece estar bem presente, outra das características é o ajuste das earcups em altura sendo marcado por pequenos traços no próprio headset. Já na parte anterior temos as earcups com esponjas bastante confortáveis e envolvidas em couro falso o que evita o aquecimento das orelhas mesmo após longas horas de uso, a parte de dentro é protegida por uma cama de tecido azul mas que de nada prejudica a performance.
Na earcup direita temos então um controlo de volume em forma de roda, podendo assim controlar assim o volume do próprio headset sem mexer no dispositivo a que está ligado, já do lado esquerdo temos então o microfone boom, ou em outras palavras em forma de alavanca, este tem a tecnologia de ficar em mute caso esteja apontado para cima, e será activado quando o baixarem ao ponto de ouvir um pequeno clique do vosso lado esquerdo. O microfone é feito de uma junção parecida com plástico e borracha, e o objectivo era ele ser manuseável, o que é verdade mas muito pouco no nosso ponto de vista. Apesar disto o micrfone é crystal-clear e tem um som bastante bom e cancelamento acústico de sons exteriores.
Especificações
Especificações Técnicas:
Headset
- Driver: 50mm
- Tipo de Headset: Acústico Fechado
- Resposta de frequência: 15Hz-26,000Hz
- Impedância: 19 Ω
- Nível de pressão sonora: 113db
- Peso: 363g
- Comprimento do cabo e tipo: Headset (2m)
- Conexão: Fone de ouvido e Microfone– Duas ficha de 3,5 mm + adaptador para uma ficha 3.5mm
Microfone:
- Elemento: Microfone Boom
- Padrão polar: Uni-direccional, cancelamento de ruído
- Resposta de frequência: 10Hz ~ 15.000Hz
- Sensibilidade: -41 dBV (0dB = 1V / Pa, 1kHz)
Análise
Conforto
Quanto ao conforto, só tenho a dizer bem dos Sennheiser GSP300, utilizei-o durante várias horas sendo a trabalhar ou a jogar, e nunca senti qualquer desconforto com o headset, as esponjas são bastante confortáveis e fazem o seu trabalho impecavelmente, um dos pontos destacados deste headset é o seu tamanho que se nota quando estão colocados, mas o seu objectivo é dividir bem o seu peso e vendo bem, é uma característica positiva pois não se sente o peso do headset ao longe de várias horas, sendo assim o seu conforto e construção uma característica de destaque.
Som
Vindo da marca gigante alemã Sennheiser, esperamos que o som seja o ponto alto de qualquer headset, testamos o som em vários tipos de música, séries e filmes, no global o som produzido é bem acima da média mas infelizmente não tão bom como alguns fones da sennheiser que são virados para a experiência de música entre outros, pois vale a pena relembrar que os GSP300 é um Gaming Headset, mesmo assim gostei do som claro que vem do headset sendo que conseguimos destacar bem graves e agudos, assim como vários instrumentos e batidas em músicas.
Gaming
O objectivo principal dos GSP300, a sua performance em Gaming, com som stereo, tenho a dizer que fiquei bastante satisfeito com o som em jogos dos Sennheiser GSP300, sem qualquer software usado, os GSP300 têm sons claros e bastante afinados, sendo que em vários jogos como por exemplo CS:GO e H1Z1, podemos ouvir os passos dos inimigos e saber onde estão ou de onde vêm, assim como o som ambiente é facilmente destacados um dos outros. Em jogos como Overwatch, é fácil saber para onde nos devemos dirigir para ajudar a equipa entre outros, já por exemplo em World of Warcraft temos uma experiência do som ambiente bastante boa. No global, os GSP300 deixaram-me bastante satisfeito em Gaming, sendo que vale o seu preço e está acima do esperado para um headset gaming da Sennheiser.
Microfone
O microfone está dentro das expectativas e da gama dentro do seu preço, tendo em conta que os GSP300 custam cerca de 105€, com o microfone a nossa voz é clara e nunca tive problemas em ninguém me entender, o cancelamento de ruído e o som claro como o cristal como é anunciado são satisfatórios, sendo que toda a gente para quem eu falei apenas ouvia a minha voz e não o meu teclado por exemplo entre outros barulhos ambiente como o meu PC. Temos também um pequeno teste que podem ver no vídeo abaixo da review.
Conclusão
Chegamos a nossa conclusão, os Sennheiser GSP300 junto aos GSP350 são uma aposta recente da gigante alemã no mundo do Gaming, a marca já tem provas dadas com os G4ME Z3RO e com outros headsets virados para a melhor experiência de som, temos a dizer que fizeram um bom trabalho com os GSP300.
Com todas as características necessárias e uma construção de elevada qualidade sem qualquer dúvida, os Sennheiser GSP300 trazem tudo que um gamer precisa para usufruir da experiência em vários tipos de jogos, claro não são os melhores em experiência de som no global se compararmos com vários produtos da própria marca alemã, mas o seu preço conta, os Sennheiser GSP300 podem ser encontrados por cerca de 100€ no próprio website, e é um bom preço para o oferecido por este headset, sendo que também temos de levar em conta o seu excelente conforto e multi-compatibilidade com PS4, Mac e Tablets ou smartphones.
Com isto concluímos então que os Sennheiser GSP300 são uma boa opção para quem tem um orçamento médio, e quer uma boa relação em qualidade/gaming/som, sendo que devem fazer parte da vossa lista caso procurem um headset destas características. Agradecemos também a Sennheiser pela disponibilidade do produto analisado.