Introdução
Com a chegada do mês de Dezembro e do Natal, não há época melhor para reforçar o nosso setup em termos de periféricos, hoje, vimos apresentar um periférico que pode muito bem ser a vossa próxima aquisição, é ele o Strike X30 da Ozone Gaming, um teclado mecânico, que prova ser uma excelente solução no mercados com um excelente preço face ao seu desempenho e características. A Ozone Gaming vem crescendo dia após dia, sendo já uma das marcas de renome no nosso país devido a sua grande qualidade e leque produtos para todos os preços, hoje, apresentamos então o teclado mecânico Strike X30, um teclado já com o layout PT, disponível com três tipos de switches, tecnologia Spectra e com mais características escolhidas a dedo para uma grande performance em gaming e um look bastante elegante.
Embalagem e Características
Começando no unboxing do teclado, a embalagem tem como cor predominante o preto como na maioria das caixas da Ozone. Na sua frente temos a imagem do teclado, a marca, o nome e as características que mais saltam a vista como o layout PT,o anti-ghosting essencial para um bom teclado, a tecnologia Spectra que permite usar até 16.8 milhões de cores e a sua resistência até 55 milhões de batidas em cada tecla.
Pelas laterais, temos algumas características principais para termos total informação do teclado, sendo que em um dos lados destaca-se os switches disponíveis para o teclado, no nosso caso, red switches, ou seja, switches vermelhos.
Na parte de trás, está a parte principal das informações do teclado, com uma imagem do mesmo totalmente legendada com as suas variadas especificações, entre elas, o modo de jogo, todos os atalhos para usarmos a tecnologia Spectra e a sua mudança de cores LED assim como mapas de cor configuradas ao nosso gosto. Temos também um pequeno resumo das especificações acima mencionadas, completadas com as características físicas como o tamanho, peso e tamanho do cabo. Para não faltar temos também um pequeno destaque as equipas que a Ozone Gaming apoia oficialmente, são elas as conhecidas Origen e Giants.
- Características Principais:
- Iluminação RGB em 16.8 milhões de cores
- 10 efeitos de iluminação e 10 mapas de cor
- Teclas mecânicas Kailh RED, Blue ou Brown
- Funcionalidade Nkey Rollover (anti-ghosting) em todas as teclas ou em 6 teclas
- Suporta combinações macro
- Funções multimédia
- Pés com base em borracha anti-deslizante e duas alturas configuráveis
- Cabo revestido em fibras entrançadas
- Teclado de configuração rápida sem recurso a software
- Especificações:
- Layout: PT ISO (tecla ENTER grande)
- Switches: Kailh Switches feitos por Kaihua Electronics
- Retroiluminação LED: RGB
- Macros: Sim
- Material de construção: Alumínio, plástico
- Conexão: USB
- Comprimento do cabo: 1.8 metros
- Dimensões: 455 x 161 x 37 mm
- Peso: 1.3kg
O Teclado
Qualidade e Conforto
O primeiro ponto que vamos analisar é a sua qualidade de construção e conforto no global. O Ozone Strike X30 é feito principalmente em um tipo de plástico bastante resistente e também em alumínio, tem como cores principais o preto e cinzento, com destaque para a marca e logotipo ao lado dos leds de funcionamento. Por baixo do teclado podemos contar com dois modos de altura sem contar já com o normal, e também um acessório para retirar as teclas sem esforço. Um outro ponto menos favorável mas que não costuma ter grande impacto é que o Ozone Strike X30 não trás descanso de pulso. Em termos de segurança e conforto no jogo, podemos contar que o teclado não vai a lado nenhum, pois tanto nas patilhas de altura como nos cantos inferiores do teclado existem borrachas de excelente qualidade que o irá manter no sítio. Quanto ao seu peso, o teclado tem cerca de 1.3kg, o que é bastante comum para o teclado mecânico nos dias de hoje.
Plug and Play, Tempo de Resposta e Performance
O Strike X30 não requer instalação de drivers, sendo que é plug and play, todas as configurações do teclado e personalizações da tecnologia Spectra são gravadas automaticamente na memória sendo carregadas quando conectamos o nosso teclado ao computador. Para uma melhor conexão, temos então um cabo usb com a saída banhada a ouro e com um comprimento de 1,80 metros para que o cabo nunca fique curto. Já na sua performance, o Strike X30 é capaz de responder até 1000 Hz e conta com anti-ghosting para evitar teclas presas enquanto jogamos e responder a todas as teclas pressionadas no exato tempo.
Tecnologia Spectra
Sendo que os leds RGB já são um ponto fulcral de aspecto em vários teclados, a Ozone introduziu a sua tecnologia Spectra também neste teclado. Usando os atalhos com a tecla da Ozone e Teclas de Função ( F-Keys ), conseguimos configurar on-the-fly o nosso teclado até dez tipos de efeitos com iluminações personalizadas diferentes, dez cores incluindo o conhecido arco-íris, a direcção de cada efeito e também o brilho das luzes LED sendo que são 3 posições fora a das led’s completamente apagadas. Podemos também configurar o teclado a nossa maneira, usando o manual como guia, sendo que já temos disponíveis cinco estilos de mapas pré-feitos ao usar a tecla Ozone + 1;2;3;4;5 ou, se for do vosso gosto, deixar as configurações pré-feitas e usar o restante dos números para criar mapas de cores. Deixa-mos um pequena demonstração para ver do que é capaz a tecnologia Spectra da Ozone.
Switches
A Ozone introduziu no Strike X30 três tipos de switches mas todos baseados em Kailh Switches da Kaihua Electronics, estes funcionam como os Cherry Switches que a maioria conhece e têm um feeling bastante parecido mas a maior será a diferença de força para a tecla atuar visto que são um pouco diferentes e o tipo de click e som também diferencia de switch para switch, contudo a Kaihua Electronics já se encontra no mercado há um bom tempo e com provas bem dadas, pois são também uma das empresas que trabalha nos Green Switches da Razer, apesar de estes últimos terem requisitos diferentes dos Kailh. Já os tipos de switches disponíveis neste modelo são: Red ( versão testada ), Brown e Blue.
Modo Gaming, Teclas Macro e Teclas de Media
Apesar de todas as opções serem on-the-fly e sem software, o nosso teclado está pronto para várias ocasiões, o Strike X30 conta com modo de gaming que desabilita as teclas do Windows para que, sem intenção, ir parar a um ambiente de trabalho a meio de um jogo importante. Com o modo gaming, as teclas Macro se configuradas, irão ficar também ativas no modo de gaming, estas são configuradas por atalhos usando o próprio teclado ( consultar manual ) e podem incluir até 64 teclas pressionadas cada macro. Já nas restantes Teclas de Função temos as teclas de media, como play/pausa, parar, voltar, adiantar e também controlos para o volume.
Software e Feedback
O Ozone Strike X30 tem todas as suas configurações gravadas na memória do teclado e não usa software de todo. Na sua configuração, e mesmo com o excelente trabalho que foi colocado no Strike X30 para que tudo seja configurado apenas por atalhos, penso que por um lado ter um tipo de software a ajudar na configuração de mapas de cores e macros iria ser benéfico, visto que são vários atalhos e confusões a carregar simultaneamente em teclas para configurar o teclado caso seja essa a vossa ideia.
O teclado tem sem dúvida bastantes aspectos positivos e pequenos contras que dependem de pessoa para pessoa. Primeiro, falando na qualidade de construção, foi a primeira vez com um teclado da Ozone, a qualidade de construção é bastante robusta e fiquei satisfeito com a solidez do teclado, gostei também do pormenor de termos duas opções adicionais de altura, assim como um sítio para o acessório de retirar as teclas. Quanto a ausência do descanso de pulso, há sempre a opção de comprar uma de esponja á parte, e que é bem melhor que normalmente os teclados apresentam. Na conexão, o cabo protegido pelo cordão entrelaçado para uma maior durabilidade e a ligação usb banhada a ouro são aspectos positivos a ter em conta.
Na performance, o ponto principal é os switches e a performance deles, o teclado foi testado em jogos como CS:GO, Fortnite, League of Legends e ainda na escrita. Em todos os testes, o teclado teve um excelente tempo de resposta e nunca falhou qualquer tecla. Para os mais curiosos no caso dos switches, a pequena diferença está na força de pressão que cada tecla leva e que podem ver aqui, sendo que existem pequenas diferenças da força que fazemos ao pressionar. Um dos pontos menos favoráveis é que as teclas abanavam um pouco mais na minha opinião face aos Cherry Switches mas a qualidade de construção pode estar incluída nesse aspecto sendo que não é nada que notem para casual gaming ou se não formos muito exigentes com os teclados. Nos poucos contras que encontrei, o maior foi a tecla de espaço que podia estar melhor segura pois como é uma tecla comprida abana um bocado e basta deslizarmos a tecla com a pressão do peso do dedo por cima que ela é ativada. Contudo, com o tempo deixam de notar nisso, e o teclado tem uma performance bastante boa face ao preço que custa e as característica incluídas. Para um melhor entendimento naqueles que podem vir a duvidar dos Kailh Switches, é que pela internet podem ver estes a serem chamados como cópia dos Cherry Switch ou que não têm tanta qualidade como os mesmos, dito isto, discordo, é verdade que são bastante parecidos mas a Kaihua Electronics já está no mercado há algum tempo e são uma grande empresa de electrónica, os switches têm as suas próprias características e uma boa qualidade, a empresa é também por exemplo, responsável no trabalho dos switches verdes da Razer, apesar destes últimos serem diferentes visto que a Razer impõe os seus requisitos e trabalha com outras empresas, sendo que de todo, não retira mérito aos Kailh switches, e recomendo que experimentem antes de tirarem conclusões precipitadas.
Conclusão
A Ozone Gaming apresentou então o Strike X30, um teclado para quem não quer gastar muito em um teclado mecânico e ter todas as características possíveis para gaming. Temos desde de switches mecânicos de boa qualidade e com variedade, nos quais fiquei bastante satisfeito, modo de gaming e personalização de macros on-the-fly para vários jogos que requerem macros rápidas, tecnologia RGB que permite-nos personalizar ao nosso gosto as luzes led do teclado, e por final até mais mais alguns perks como duas alturas disponíveis e o acessório para retirar as teclas facilmente, juntando-se a estas características também a boa qualidade de construção do teclado. Já nos pontos menos favoráveis, só achei que o X30 poderia ter um software para facilitar as macros e mapas de cores face aos atalhos que temos de fazer no teclado.
O Ozone Strike X30 surpreendeu-me pela positiva por englobar tudo um pouco para satisfazer completamente os seus utilizadores por um preço reduzido sendo que este pode ser encontrado no mercado a 99,91€. Como a competitividade das marcas tem vindo a aumentar, e achem que o Strike X30 ainda não é um teclado que satisfaz os vossos requisitos, recomendamos então dar uma olhadela no modelo mais ‘end’ da Ozone Gaming, o Ozone Strike Pro Spectra com Cherry Switches e algo superior ao X30 que é um teclado mecânico para gamers mais casuais.
A GAMESENSE agradece a Ozone Gaming e a FJMPC pela cedência do material e esperamos que os nossos leitores desfrutem da review.